16 de dezembro de 2010

Tráfico ilegal de animais

   
O tráfico de animais é um dos responsáveis pelo desaparecimento e extinção definitiva de diversas espécies da flora e da fauna mundial.

Os animais da Amazônia são os mais procurados, e muitas espécies são capturadas vivas enquanto outras são mortas, pois os caçadores e os responsáveis pelo trafico de animais tem seu catálogo de preços onde são classificados animais conforme as preferências dos clientes, alguns precisam ser capturados sem nenhum ferimento, outras espécies só interessam os órgãos para pesquisas ou para fabricação de remédios ou outras drogas, outros só se interessam pela pele de animais, enfim, uma diversidade própria de um vídeo de terror.
Além disso, muitas vezes o transporte desses animais, quando capturados vivos é cruel resultando na morte de grande parte deles.

Além do Brasil, a África e paises da Ásia também sofrem com o trafico ilegal de animais. A maioria desses paises tenta evitar a ação dos caçadores dentro das reservas através de seguranças armados e fazem uma intensa fiscalização nas rotas de escoamento da “mercadoria” do tráfico e nas lojas de animais. Um grande problema é  que aqueles que caçam normalmente estão muito bem equipados, e contam com um grande respaldo financeiro, afinal não é qualquer pessoa que pode comprar um leão, por exemplo, e mesmo assim eles são muito procurados, assim como outros animais selvagens para compor zoológicos particulares de mansões no mundo inteiro. Uma violência que precisa acabar.

O tráfico de animais silvestres está entre as atividades ilícitas mais praticadas no mundo, atrás apenas do tráfico de armas e drogas. Essa prática ilegal movimenta bilhões de dólares por ano.
 
O controle do tráfico de animais silvestres no Brasil se dá, em sua maioria, a partir de denúncias anônimas. Para fazer uma denúncia de tráfico de animais, visite os sites listados:
 
Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres
http://www.renctas.org.br/
 
IBAMA
http://www.ibama.gov.br/



Abaixo um vídeo com o astro Harrison Ford do grupo de Coalizão Contra o Tráfico de Animais Selvagens (Coalition Against Wildlife Trafficking).





              
            
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário