30 de dezembro de 2010

Tigre Dourado

  
O Golden Tabby Tiger ou Tigre Dourado só é encontrado em cativeiro.

Atualmente há conhecimento de apenas 30 tigres no mundo com essa coloração extremamente rara causada pela ação de um gene recessivo.
Estes tigres costumam ser maiores e mais pesados, têm a pelagem dourada, listras alaranjadas e um pêlo mais macio que os demais.

Os tigres dourados têm nascido em zoológicos pelo cruzamento de tigres brancos com tigres alaranjados. Todos os Tigres Dourados nasceram e vivem em cativeiro.

A polêmica em torno desse assunto é que apesar de lindos eles normalmente são resultados de cruzamentos de tigres irmãos, o que aumenta o risco de problemas decorrentes da consangüinidade. Por esse motivo: de um lado alguns alertam que não devemos apoiar esse tipo comportamento dos zoológicos ou criadores, que na maioria das vezes fazem estes cruzamentos apenas para chamar mais visitantes. De outro lado, alguns criadores alegam que o protegem da extinção.

A porcentagem para ocorrer um nascimento de um tigre dourado na natureza, é de um em um milhão.

Atualmente há alguns órgãos sérios que se preocupam com o problema da consangüinidade, e selecionam o casal para o cruzamento com muito cuidado para evitar a degeneração genética do tigre.

Apreciem algumas fotos desse belo e raro animal:



           
          
         

Um comentário: