16 de janeiro de 2011

A Borboleta Monarca

   
Todas as borboletas passam por uma metamorfose completa em quatro etapas: ovo, larva, pupa e adulto.







Para a borboleta Monarca a transformação leva aproximadamente um mês.

A borboleta monarca começa a sua vida quando uma fêmea adulta coloca um ovo, do tamanho de uma cabeça de alfinete, em uma folha. O ovo se abre cerca de quatro dias depois. Nesta fase, como em todas as outras, o tempo de desenvolvimento depende da temperatura, os indivíduos em ambientes mais quentes se desenvolvem mais rapidamente.

Quando o ovo é aberto inicia-se a fase larval, quando a borboleta é conhecida como lagarta. A lagarta de Monarca possui faixas brancas, amarelas e pretas, tem oito pares de pernas curtas e partes da boca desenhadas para mastigar folhas. Durante esta etapa, a lagarta gasta a maioria de seu tempo em sua alimentação. Neste processo ela torna-se grande demais para a sua pele, então a pele rasga-se e a lagarta sai com uma pele nova e maior, com mais espaço para crescer. Durante aproximadamente duas semanas é isto que a lagarta faz: come folhas, cresce, muda de pele, come mais folhas, cresce mais, volta a mudar de pele. Todo este processo repete-se cinco vezes, elas aumentam sua massa corpórea cerca de 2.000 vezes.

Finalmente ela para de comer, encontra um local protegido, pendura-se de cabeça para baixo e fia uma junta de seda que gradualmente endurecerá para formar uma concha protetora chamada crisálida. A crisálida é de cor verde claro com pontos dourados que proporciona uma camuflagem eficaz, já que essa é a etapa mais vulnerável da Monarca.

Nesta fase de pupa, a transformação para a fase adulta, é quando a lagarta faz sua maior transformação. A Monarca materializa-se de sua crisálida, agita-se lentamente para frente e para trás com os recentes adquiridos músculos de vôo, até que suas asas sequem e se tornem rijas, prontas para voar. Em pouco tempo uma bela borboleta laranja, com tons de preto e branco decola, lançando-se no ar.



 
Migração da Borboleta Monarca

A borboleta monarca é famosa por sua migração, elas se reunem em números impresionantes.

A maioria dos insetos hiberna no inverno, mas algumas poucas espécies migram e nenhuma de maneira mais espetacular que as borboletas monarcas. As monarcas são insetos de sangue frio e não sobrevivem a invernos frios e longos.

Com a aproximação do outono, as borboletas começam a se aglomerar em seus lares de verão em todo o território da América do Norte. Campeãs de distância, utilizando o sol como bússola viajam mais de 3000 km, do Canadá e norte dos Estados Unidos para o México, Califórnia e Flórida, fugindo do rigoroso inverno.

As borboletas monarca são as únicas borboletas conhecidas que migram regularmente para o sul e para o norte, como fazem os pássaros migratórios.

O que é particularmente surpreendente sobre a migração desse incrível animal, é que uma única borboleta não consegue fazer a migração completa devido ao seu curto período de vida. Geralmente, leva três ou quatro gerações de borboletas para completar um ciclo de migração total.

Durante a migração elas pegam carona nas correntes de ar e viajam cerca de 50 km por dia, nada mal para um inseto que pesa menos de um grama.

Recentemente esse inseto delicado e colorido tem sofrido com as temperaturas extremas e inesperadas. Todo os anos, durante o inverno, milhares de borboletas monarcas cruzam os Estados Unidos em busca do calor das florestas mexicanas. Fevereiro é, habitualmente, um dos meses mais secos no México. Mas este ano, dias de chuvas torrenciais e granizo vieram perturbar o equilíbrio dos ecossistemas.

Tempestades atípicas podem afetar a população de insetos, já que é naquela região que se inicia o ciclo biológico da espécie. Segundo a organização Nature Conservancy, o número de borboletas que chegou ao México para passar o inverno, depois de uma migração de mais de 3000 quilômetros, foi o menor já registrado.

As que conseguem sobreviver à viagem turbulenta, se deparam com outro problema: o bosque de Oyamel, no México, considerado seu habitat característico, embora localizado em uma reserva declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, sofre com incêndios florestais, desmatamento ilegal, pragas e doenças florestais.

Abaixo um vídeo da bela Borboleta Monarca realizado em Monterey (Califórnia):


Sanctuary from The Seventh Movement on Vimeo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário