20 de janeiro de 2011

A Raposa do Deserto

 
O Feneco ou Raposa do deserto é a menor raposa do mundo. Quando adulto chega a pesar no máximo 1,5 kg, com 20 cm de altura e 40 de comprimento. A cauda felpuda pode medir até 15 cm. Seu pêlo grosso e espesso tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto e serve para refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Sua orelha chega a medir até 15 cm e sua audição é sensível o suficiente para ouvir insetos rastejando na areia do deserto. Os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pelos.

O feneco é um animal de hábitos noturnos. Durante a parte mais quente do dia, ele se abrigada do sol em tocas cavadas nas dunas de areia. Durante a noite ele se alimenta de pequenos roedores, insetos como grilos e gafanhotos, lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas. Sua excelente visão e agilidade lhe permitem atacar rapidamente sua presa. A comida no deserto é rara, e por isso quase todas as formas de vida servem de alimento.

Em ambiente natural o feneco vive até 10 anos. A estação de procriação normalmente acontece nos meses de janeiro a março. Depois de aproximadamente 51 dias de gestação, uma fêmea dá à luz de 2 a 5 filhotes.

O feneco é encontrado em regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica.

Domesticação

O feneco é considerado a única espécie de raposa que pode ser mantida como pet. No Canadá, Estados Unidos e Japão há uma comunidade relativamente estabelecida de criadores e donos de fenecos.  Eles são amigáveis com estranhos e com outros pets da casa.

São extremamente ativos e é preciso muita atividade para que gaste toda energia que possui. Além disso, ele tem o hábito de esconder comida e constantemente faz seu ninho em lugares indesejados como seu armário.

O instinto de caça natural desse animal faz dele um potencial fugitivo. Velozes e ágeis eles podem saltar quatro vezes o próprio comprimento de corpo. Se for mantido ao ar livre a cerca deve ser enterrada vários metros abaixo do chão, pois em seu habitat natural ele é capaz de cavar 6 metros em uma noite.

Como pet ele é considerado um animal exótico e em caso de doença não são todos os veterinários que sabem como tratá-lo.

Um detalhe marcante destes animais é sua adorável aparência. Confira abaixo algumas fotos das belas raposas do deserto:







Todas as fotos são de In Cherl Kin, para ver outras imagens segue link: http://www.flickr.com/photos/floridapfe/

  

Um comentário: